Uso isopático do autosarcódio de DNA como medicamento homeopático antimiasmático e modulador da expressão gênica? – Homeopathy – 2019

Prezados Colegas Homeopatas e Amigos,

Acaba de ser disponibilizado no periódico Homeopathy, na forma eFirst/open access, o artigo intitulado Isopathic use of auto-sarcode of DNA as anti-miasmatic homeopathic medicine and modulator of gene expression?:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30759480

https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/s-0038-1676810

https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/pdf/10.1055/s-0038-1676810.pdf

Nesse projeto embrionário e inédito, além de traçarmos a correlação epistemológica entre a “teoria homeopática das doenças crônicas” e a “epigenética”, descrevemos as principais evidências científicas que sustentam a hipótese de que o medicamento homeopático possa atuar no genoma (epigenoma), modulando a expressão dos genes promotores de doenças.

Como proposta clínica e experimental, estamos sugerindo o uso do autosarcódio (autoisoterápico) de DNA como medicamento homeopático antimiasmático e modulador da expressão gênica, que poderá ser empregado na prevenção e no tratamento de doenças crônicas em geral. Para esse fim, descrevemos um protocolo para a preparação deste medicamento individualizado, desde a ‘extração do DNA’ após a ‘coleta de sangue periférico’ até os passos a serem desenvolvidos no ‘método farmacotécnico de preparação do medicamento dinamizado’ (valorizando características intrínsecas ao DNA coletado).

Por ser uma proposta teórica, sem a devida fundamentação científica que permita o seu uso imediato e irrestrito em seres humanos, estamos conclamando os diversos pesquisadores homeopatas a nos auxiliarem na validação (ou não!) da respectiva abordagem, desenvolvendo pesquisas básicas e clínicas na área, adaptando os seus modelos de pesquisas tradicionais à essa nova dinâmica terapêutica. Caso a proposta seja confirmada experimentalmente, respondendo os inúmeros questionamentos levantados no projeto, poderemos empregá-la, no futuro, como tratamento homeopático adjuvante e complementar aos tratamentos homeopáticos clássicos.

Conto com a colaboração de todos e me coloco à disposição para compartilhar o conhecimento adquirido até o momento em algumas pesquisas iniciais, a fim de que possamos desenvolver, em conjunto, projetos de pesquisa na área.

Abraços,

Marcus Zulian Teixeira
www.homeozulian.med.br