Frases de Hahnemann

Algumas frases célebres de Christian Friedrich Samuel Hahnemann.

A Homeopatia repousa unicamente sobre a experiência. Imitai-me, mas imitai-me bem e vereis a cada passo a confirmação de minha afirmativa.
Samuel Hahnemann

…Quanto mais palpável é uma verdade, mais tempo requer para conquistar o lugar a que tem direito. Os obstáculos, que se colocam em seu caminho, se devem a que essa verdade desencadeia ao seu redor um verdadeiro ódio. Pois, ela anuncia uma revolução, uma perturbação dos interesses existentes e dos lugares conquistados.
Samuel Hahnemann

– Nossa arte com o tempo tornar-se-á o carvalho sagrado, o carvalho de Deus. Estenderá seus ramos enormes, inabaláveis nas tempestades. A humanidade que sofreu tantos males descansará sob sua sombra benéfica.
Samuel Hahnemann

– O agradável sentimento da consciência do dever cumprido recompensou-me plenamente e só me resta lamentar a massa dos espíritos cegos que fazem obstrução a qualquer verdade; não alimento, no entanto, nenhum sentimento de cólera contra eles.
Samuel Hahnemann

– Será que é mesmo possível acreditar que, no nosso século de Luz, uma obra fundamentada unicamente na experiência, como é o meu Organon da medicina racional, seja posta de lado pelas palavras sem sentido da velha escola, enquanto que somente contra-experiências e contra-experimentações a poderiam confirmar ou refutar?
Samuel Hahnemann

– Os mais inestimáveis tesouros são; a consciência irrepreensível e a boa saúde. O amor a Deus e o estudo de si mesmo oferecem uma; a homeopatia oferece a outra.
Samuel Hahnemann

– A única e elevada missão do médico é a de restabelecer a saúde do enfermo, que é o que se chama curar.
Samuel Hahnemann

– As mudanças que ocorrem em substâncias materiais, especialmente nas medicinais, através da trituração com pó não medicinal, ou quando dissolvidas, através da agitação com um fluído não-medicinal, são tão incríveis, que aproximam-se de miracuolosas, e é motivo de alegria que a descoberta destas mudanças pertença à Homeopatia.
Samuel Hahnemann