Insatisfação com alopatia faz crescer número de médicos homeopatas no Brasil

22/04/2002
Insatisfação com alopatia faz crescer número de médicos homeopatas no Brasil

A prática da homeopatia está crescendo no Brasil e uma das principais causas é a insatisfação dos médicos com os resultados obtidos no tratamento médico alopata ensinado tradicionalmente nas escolas de medicina, além do acúmulo de relatos referentes ao sucesso do tratamento homeopata. No período de apenas quatro anos (entre 1998 e 2001), o número de médicos inscritos anualmente na especialidade homeopatia na Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) saltou de 52 para 138, um aumento de 165%. São médicos que enfrentam, além da graduação e de sua especialização alopata, mais três anos de especialização em homeopatia. Junto desse maior interesse pela prática homeopática, tem aumentado o número de faculdades de medicina que mantém a disciplina Homeopatia (atualmente são oito faculdades). Esses são alguns números de um estudo coordenado por Sandra Chaim Salles e apresentado como dissertação de mestrado à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Para o estudo, que procurou traçar um perfil dos médicos homeopatas, foram aplicados questionários semi-estruturados, numa primeira fase, a uma amostra casual simples de 130 homeopatas presentes no Congresso Brasileiro de Homeopatia de 1998. Numa Segunda fase, responderam a questionários 285 médicos formados por cinco instituições de ensino de homeopatia. A última fase, qualitativa, foi obtida através de entrevistas a um grupo selecionado de onze homeopatas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sandra informou a Prometeu que, entre os motivos apontados pelos médicos para a iniciação na homeopatia, além da insatisfação com os resultados terapêuticos que vêm obtendo em sua prática alopática, estão a insatisfação com o tipo de abordagem do doente e da sua doença pela alopatia, a “busca por uma medicina que olhe para o indivíduo em sua totalidade” e a observação de resultados positivos com a homeopatia em si mesmos, em familiares e pacientes.

O maior grupo dos especialistas médicos que optam pela homeopatia é de pediatras (cerca de 30%). Na média, os homeopatas têm cerca de 40 anos e a maioria são mulheres. A primeira consulta de um homeopata dura de 60 a 90 minutos e as demais entre 20 e 30 minutos.

Veja também:

AMHB
Divulgação do estudo na Agência USP
Matéria sobre o recurso a práticas médicas alternativas


Fonte: http://www.prometeu.com.br/noticia.asp?cod=468