Seminário Anual de Suinocultura começa hoje no Hotel Fazenda MT

PALESTRAS 25/11/2004 09:28

Seminário Anual de Suinocultura começa hoje no Hotel Fazenda MT

Da Reportagem

A homeopatia é uma terapêutica cada vez mais em evidência na suinocultura, não só para tratamentos curativos mas também para melhorar os índices de produtividade. Por isso, o Seminário Anual de Suinocultura não poderia deixar de abordar o assunto.

A palestra “Homeopatia: Uma Alternativa na Suinocultura” está marcada para começar às 10h30 desta quinta-feira no Hotel Fazenda Mato Grosso e será proferida pela médica veterinária Erlete Rosalina Vuaden. Essa terapêutica já é utilizada em Mato Grosso a exemplo de algumas granjas localizadas no município de Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá).

O mercados consumidores externos e internos estão cada vez mais exigindo carnes sem resíduos químicos, proibindo o uso de tratamentos preventivos e também dos promotores de crescimento da linha de medicina convencional. Assim, segundo Erlete, a medicina alternativa (entre elas a homeopatia) está tendo grande procura na área de produção de carnes entre elas, a de criação de suíno, como o seu caráter industrial, possuindo alto nível genético, nutricional, instalações e manejo. Porém, ainda apresenta dificuldades em relação a sanidade e aqui a homeopatia tem obtido resultados satisfatórios em todos os tratamentos conduzidos corretamente.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

DIA 25, QUINTA-FEIRA

8h – PALESTRA: “Desafios do Mercado e Fatores de Competitividade na Suinocultura”.

Diretor Superintendente da Agroceres (PIC) – Fernando Antônio Pereira.

O especialista irá traçar o perfil do mercado nacional e internacional, analisar os reflexos do embargo da Rússia às exportações de carne suína do Brasil e as perspectivas de abertura da comercialização. Os russos, até então, eram os maiores importadores de carne suína de Mato Grosso.

10h – PALESTRA: “Homeopatia como Alternativa de Tratamento de Suínos”.

Médica Veterinária Erlete Vuaden, de Campinas (SP).

A palestrante irá apresentar a técnica que aos poucos ganha o mercado de suinocultura, inclusive em Mato Grosso.

14h – PALESTRA: Engenheiro Agrônomo, Anibal Coelho Lima, de Goiás.

Serão expostos dados que mostram o sucesso de ações empreendedoras no setor.

16h – PALESTRA: Inseminação Artificial

Pesquisador gaúcho do Conselho Nacional de Pesquisa e Qualidade (CNPq), o médico veterinário Ivo Wentz.

DIA 26, SEXTA-FEIRA

8h – PALESTRA: “Gerenciamento para Máxima Produção: fluxo de suínos”.

Gerente Geral da DN-Danbred (MG) Mário Pires de Moraes.

10h – PALESTRA: “Manejo de Dejetos em suinocultura com o uso de biodigestores”. Engenheiro agrônomo (SP), Jorge de Lucas Júnior.

Especialista nesta área, o engenheiro agrônomo paulista, Jorge de Lucas Júnior, fala das vantagens do sistema e os reflexos no custo de produção e no meio ambiente. (Assessoria/Acrismat)

Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=201724