Leia a íntegra do bate-papo com o homeopata Marcus Zulian

15/06/2005 – 17h13
Leia a íntegra do bate-papo com o homeopata Marcus Zulian

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

No programa “Consulta Médica” desta quarta-feira, Lillian Witte Fibe recebe o médico Marcus Zulian Teixeira, homeopata da USP. Ele respondeu à dúvidas dos internautas sobre tratamentos homeopáticos, as contradições levantadas pelos cientistas, entre outros assuntos desta que já é considerada uma especialidade médica. Acompanhe a íntegra do bate-papo.

(03:32:01) Nara pergunta para Marcus Zulian: Homeopatia é bom para artrite reumatóide?

(03:49:49) Marcus Zulian: Nara, a homeopatia pode auxiliar, coadjuvar no tratamento de qualquer doença, no bem-estar do paciente. No caso da artrite pode ter essa atuação coadjuvante, de repente ajudando a não tomar tanto antiinflamatório.

(03:32:06) mina fala para Marcus Zulian: Gostaria de saber se a homeopatia ajuda na perda de peso juntamente com uma dieta

(03:52:30) Marcus Zulian: mina, junto com a dieta, sim. A ansiedade é um dos fatores de obesidade. Você consegue na homeopatia atuar nos aspectos psíquico-emocionais, no humor… Isso junto com dieta, exercícios físicos ajuda. Mas não há um remédio de homeopatia específico para emagrecer.

(03:32:14) Claudina fala para Marcus Zulian: Boa Tarde, minha filha tem 3 anos e esta muito nervosa posso acreditar no tratamento com florais p/ acalma-la? e qual posso usar?

(03:55:11) Marcus Zulian: Claudina, floral não tem nada a ver com homeopatia. Bach, que foi quem inventou os florais de Bach, era um homeopata com uma doença terminal. Com sensibilidade aumentada por estar nessa fase da doença, ele começou a sentir algumas emoções ao se aproximar de certas flores. Isso foi já no século 20. Só que não existem pesquisas com florais. Eu não uso, tenho algumas críticas, mas aí é uma longa história.

(03:32:22) Etérea fala para Marcus Zulian: Boa tarde Dr. Marcus! Posso tratar hérnia de disco e artrose na coluna cervical através da homeopatia?

(03:56:13) Marcus Zulian: Etérea, ela pode lhe ajudar amenizar alguns sintomas, isso depois de seu reumatologista confirmar que não é caso de cirurgia, depois de ele lhe indicar uma fisioterapia e tal. A homeopatia não elimina exames laboratoriais, uma consulta clássica.

(03:32:59) Kent fala para Marcus Zulian: Boa tarde, Dr Zulian.o senhor é unicista?

(04:01:40) Marcus Zulian: Kent, sim, unicista é aquele que usa um remédio por vez. Você precisa de um tempo grande para conhecer aquele paciente e buscar as características dele, para ter um modelo a seguir. O problema de misturar é que não se sabe qual desses remédios fez efeito, não há experimentação com esses remédios misturados. Mas pode-se usar… O que acontece é que às vezes o colega não tem tempo para fazer uma consulta mais longa, tem que atender e 10 minutos, fica em dúvida entre quatro ou cinco remédios e resolve mistura-los.

(03:33:04) Carmem pergunta para Marcus Zulian: gostaria de saber se a homeopatia é eficiente no tratamento da sindrome do pânica e na depressão?

(04:02:49) Marcus Zulian: Carmem, pode ser utilizada, sim.

(03:33:19) Marcelo fala para Marcus Zulian: Tenho alguma dificuldade em entender como a Homeopatia pederia resolver dor aguda, como por exemplo, a cólica renal. Obrigado desde já.

(04:12:20) Marcus Zulian: Marcelo, alguns medicamentos quando foram experimentados causaram sintoma semelhante aos das cólicas renais. Por isso é que a homeopatia pode ajudar, desde que seja encontrado o remédio certo. O problema de casos agudos é que às vezes não se tem tempo de escolher o remédio mais indicado… Tem que pôr na balança o risco-benefício. Há colegas que usam a homeopatia em pronto-atendimento: eles indicam um remédio que seria ideal e deixam o paciente em observação para ver se funcionou. Tem que respeitar o quanto o paciente pode esperar. O ideal é que você procure fazer o tratamento homeopático enquanto não está em crise, até pra ajudar na formação desse cálculo. Desde que chegue no remédio ideal, pode haver resposta tanto em casos crônicos como na aguda.

(03:33:23) valterqueiroz fala para Marcus Zulian: é possível tratar cólicas para bebês de 40dias ????

(04:13:15) Marcus Zulian: valterqueiroz, é sim, acho que você vai se surpreender se procurar um pediatra homeopata. Tanto em gestantes, lactentes e em crianças a dificuldade é justamente que os remédios alopáticos têm grandes efeitos colaterais. Então a homeopatia aparece como essa alternativa.

(03:44:53) mulher fala para Marcus Zulian: homeopátia pode tratar tendinite??

(04:16:47) Marcus Zulian: mulher, sim. Você terá um processo agudo de inflamação e poderá contar com antiinflamatórios para ajudar e até uma homeopatia. Existem remédios homeopáticos que têm essa ação antiinflamatória. Os ortopedistas indicam cada vez mais a arnica montana, por exemplo, tem sido cada vez mais indicada para pacientes idosos. Mas essa é a idéia do geralzão, muitas vezes não vai funcionar. Fica difícil dizer tome isso ou aquilo, é preciso individualizar o remédio…

(03:46:45) Cáca fala para Marcus Zulian: Faço tratamento de homeopatia para enxaqueca e só agora , depois de um ano fui ter melhoras , por quê

(04:19:11) Marcus Zulian: cáca, porque agora é que seu homeopata conseguiu chegar no remédio ideal para você. Esse tempo de seis meses a um ano é um tempo pertinente para o tratamento homeopático.

(03:51:40) juju pergunta para Marcus Zulian: sofro de bruxismo e sou muito tensa, a homeopatia ajudaria no meu caso

(04:19:11) Marcus Zulian: juju, ranger dente, o chamado bruxismo, é uma caracteristica que ajudam a gente a escolher o remédio. Há uns 30, 40 remédios que causaram bruxismo no experimentador. Tudo o que é despertado no experimentador sadio é usado para tratar o paciente. Isso é a homeopatia.

(03:51:47) Gilbert pergunta para Marcus Zulian: Qual a diferença entre Homeopatia e Fitoterapia

(04:20:10) Marcus Zulian: Gilbert, a fitoterapia atua com os mesmos princípios contrários da medicina convencional, só que usando substâncias naturais, plantas. A homeopatia não usa só plantas, ela usa várias substâncias, algumas animais, até chumbo, arsênico…

(03:52:13) Nara pergunta para Marcus Zulian: Dr.Zulian, pelo que eu entendi, a homeopatia seria introduzida mas sem abandonar os remédios alopáticos, no meu caso de artrite. É isso?

(04:21:12) Marcus Zulian: Nara, quando te dou um remédio eu não sei se ele vai fazer efeito ou não. Então jamais eu suspendo qualquer remédio que a pessoa esteja tomando. Quando encontro o remédio certo, aos poucos, desde que seja possível vou retirando o que ele já vinha tomando. Infelizmente, é empírico: é dar e ver a resposta.

(04:03:03) Marilia pergunta para Marcus Zulian: Tenho um filho de 07 anos com déficit de atenção. Como a homeopatia poderá ajudá-lo? Ouvi falar de crianças que obtiveram ótimos resultados. Por favor, me oriente.

(04:21:50) Marcus Zulian: Marilia, procure um médico homepata. É preciso juntar esses sintomas a outras características de seu filho, para chegar a um remédio de fundo.

(04:03:13) Lala fala para Marcus Zulian: No caso de usuário de drogas a homeopatia trata?

(04:26:28) Marcus Zulian: Lala, é um vício e esse vício está implicado geralmente a problemas psiquico-emocionais da pessoa. É difícil dizer que trata… Eu já tive pacientes dependentes químicos, mas às vezes pode não se chegar a um remédio certo. Mas é difícil que a homeopatia não ajude em nada.

(04:03:37) saoroquinho fala para Marcus Zulian: doutor, eu para tratar de gripe tomo cha de alho?resolve , mas acho que nao sigo corretamente o uso, poderia dar alguma indicacao?

(04:26:48) Marcus Zulian: saoroquinho, isso é fitoterapia, não homeopatia.

(04:05:07) Mario_Scalisse fala para Marcus Zulian: O que é importante saber antes de iniciar um tratamento homeopático?

(04:28:39) Marcus Zulian: Mario_Scalisse, você precisa se conhecer e estar disposto a responder às perguntas de seu médico. Não pense que ele quer saber da sua vida, é curioso ou está julgando alguma coisa… Até falo para meus pacientes darem uma olhada no meu site (www.homeozulian.med.br) antes de virem à consulta.

(04:29:28) Moderador UOL News: Veja mais informações sobre homeopatia no o site do dr. Zulian

(04:34:10) Marcus Zulian: Obrigado a todos pelas perguntas e até uma próxima oportunidade!

 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/uolnews/saude/2005/06/15/ult2750u39.jhtm