Novo Curso de Pós–Graduação: Farmácia Homeopática

Foto: Aline C. Abdala
Prof. Paulo Miele e Profª Márcia Gutierrez
Novo Curso de Pós–Graduação: Farmácia Homeopática

As Faculdades Oswaldo Cruz, por meio de sua unidade da Pós–Graduação, oferece a partir de 1º Semestre o Curso de Farmácia Homeopática.

O programa de Pós–graduação em Homeopatia tem como objetivo a formação de farmacêuticos especializados na produção, controle e garantia de qualidade, gestão no comércio farmacêutico, dispensação e acompanhamento farmacoterápico de produtos farmacêuticos homeopáticos. Essas habilidades são necessárias para promover, proteger e recuperar a saúde individual e coletiva no âmbito da homeopatia, em conformidade com requisitos normativos regulamentares.

O Curso será coordenado pela Profª Márcia Aparecida Gutierrez, que concedeu uma entrevista ao Portal e falou sobre a posição da Farmácia Homeopática no Brasil.

Portal: Qual é a situação do mercado da Farmácia Homeopática hoje? Qual é a evolução deste segmento?
Márcia: Existem duas situações, a primeira é que temos o privilégio de uma legislação que protege a homeopatia, principalmente na área de farmácia, onde hoje o profissional farmacêutico para ser responsável técnico por uma farmácia homeopática, precisa ser especialista em homeopatia e seguir alguns requisitos que são definidos pelo Conselho Federal de Farmácia – CFF como, por exemplo, fazer um curso de especialização como o que estamos tendo a oportunidade de realizar aqui nas Faculdades Oswaldo Cruz. A homeopatia que se faz no Brasil, tanto na medicina, na veterinária, na odontologia ou na farmácia, é uma das melhores do mundo e o país tem sido vitrine deste belíssimo trabalho para outros países. Medicinas não convencionais estão em expansão em todo o mundo e com isso a homeopatia também vem se destacando. O modelo de farmácia homeopática que temos há mais de 20 anos em nosso país também causa muito interesse. Na sua grande maioria são pequenos estabelecimentos de propriedade de farmacêuticos, que se mantêm presentes não só no controle de processo, mas também no atendimento ao cliente. Cuidados com o paciente são o foco da Atenção Farmacêutica tão divulgada ultimamente, mas que na homeopatia já fazemos há muito tempo. A tendência é que este modelo se mantenha e se fortaleça pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no Brasil.

Portal: Qual é a importância do novo Curso de Pós–Graduação ter o convênio com entidades como ABFH – Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, APFH – Associação Paulista de Farmacêuticos Homeopatas e Instituto de Cultura Homeopática?
Márcia: A ABFH é a entidade nacional que representa o farmacêutico homeopata e ela conta com uma Comissão de Ensino cujas atividades estão voltadas à definição de um currículo mínimo para a formação do especialista em homeopatia dentre outras. O Plano de Ensino para o Curso oferecido pelas Faculdades Oswaldo Cruz obedece a todos os requisitos estabelecidos e aprovados por essa comissão. A APFH tem uma representação Estadual que com a parceria com uma Faculdade de Farmácia de prestígio como a FOC certamente se fortalecerá. O ICEH, que deriva do curso de formação oferecido desde 1989 pela APH–Associação Paulista de Homeopatia , contribui nesse processo com professores de experiência no ensino altamente qualificado da homeopatia. Renomados profissionais que atuam na área atualmente foram formados pelo grupo de professores que fará parte do corpo docente aqui nas Faculdades Oswaldo Cruz.

Portal: O que significa ministrar o curso de Pós–Graduação de Farmácia Homeopática nas Faculdades Oswaldo Cruz, que é referência de excelência nos cursos de graduação em Farmácia no país?
Márcia: Ter um curso de especialização ligado a uma instituição de ensino superior é fundamental para consolidar o trabalho feito pelas entidades promotoras desse curso. Estar ligado as Faculdades Oswaldo Cruz é mais que isso, pois agregará um maior valor, já que se trata de uma renomada instituição de ensino com ênfase na área de farmácia. Promover o Curso de Especialização em Farmácia Homeopática nas Faculdades Oswaldo Cruz trará maior visibilidade não só para os grupos envolvidos, mas principalmente para a homeopatia que na verdade é nosso maior e principal interesse.

Portal: Existe alguma rejeição dos farmacêuticos magistrais em relação aos farmacêuticos homeopatas?
Márcia: Não, pelo contrário. Acredito que estamos no momento da parceria em diversos ramos da atividade profissional. Podemos dizer que a farmácia magistral e a homeopática são parceiras e têm trabalhado juntas na promoção da saúde e da qualidade de vida da população. A profissão do farmacêutico é muito eclética e dentro dela cabem todos os espaços farmacêuticos, que estão muito bem definidos. A homeopatia é um espaço consagrado há muito tempo, assim como a farmácia magistral. Em ambos os espaços, o farmacêutico é a figura principal e trabalha com a mesma finalidade. A homeopatia e alopatia sempre trabalharam em conjunto, nunca em contraposição. Os espaços existem e são convergentes e não divergentes.

Portal: Qual é a diferença básica entre a Farmácia Homeopática e a Magistral?
Márcia: A Farmácia Única, ou seja, que prepara medicamentos convencionais e homeopáticos parece ser uma realidade nacional e vem se consolidando dia a dia. Com isso, a necessidade de mercado por especialistas nas duas áreas, Farmácia Magistral e Homeopática, aplicando conhecimentos e favorecendo o mercado farmacêutico. Mais importante ainda é ter esse profissional especializado à disposição do paciente seja ele convencional ou homeopatizado.

Currículo Resumido
Márcia Aparecida Gutierrez é Farmacêutica–Bioquímica graduada pela USP. Especialista em Homeopatia pelo Instituto François Lamasson; Diretora do ICEH e Coordenadora do curso de especialização em farmácia homeopática do ICEH – Instituto de Cultura Homeopática – Escola de Homeopatia; Presidente da APFH – Associação Paulista de Farmacêuticos Homeopatas; Ex–Presidente da Comissão Científica e membro da Comissão de Pesquisa da ABFH – Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas; Membro do Grupo de Pesquisa em Homeopatia da UNIMEP; Diretora Técnica e Administrativa da Farmácia Sensitiva.

Publicado por: Aline Campos Abdala  em: 30/11/2005

Fonte: http://www.oswaldocruz.br/conteudo_imprimir.asp?id_conteudo=6314