Especialista desmistifica a homeopatia em livro

Fundação Faculdade de Medicina

Releases – Janeiro 2006

Especialista desmistifica a homeopatia em livro   

Paulo Rosenbaum acaba de defender sua tese de doutorado na FMUSP
e irá lançar no dia 15 de fevereiro o livro “Homeopatia – Medicina sob medida”

“Homeopatia – Medicina sob medida” (Ed. Publifolha) é o título do livro do médico homeopata Paulo Rosenbaum, que será lançado no próximo dia 15 de fevereiro, a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na avenida Paulista, 2.073. Formado em Medicina pela PUC-SP e doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, Rosenbaum apresenta neste livro os fundamentos, a abrangência e as perspectivas que a homeopatia oferece enquanto ciência e especialidade médica. “É leitura obrigatória para todos aqueles que pretendem se familiarizar com essa forma de tratamento, para aqueles que a incorporaram de alguma forma ao seu cotidiano e até para aqueles que não a conhecem ou a rejeitam”, recomenda Moisés Goldbaum, secretário de Ciências, Tecnologia e Insumos Estratégico do Ministério da Saúde e professor de Medicina Preventiva da FMUSP.

Apesar de ter sido reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica há uma década e meia, a homeopatia ainda é vista com certa desconfiança, até entre médicos. Nesse trabalho, Paulo Rosenbaum tenta provar que a homeopatia é uma medicina segura e eficaz, baseada em observação clínica e nas narrativas do paciente. O autor define a homeopatia como “a medicina do sujeito”. “A doença não existe sem uma pessoa, um sujeito que lhe dá abrigo. A doença só existe quando há um ser humano com toda sua carga de angústia, afazeres e cercado de um meio, que pode ser mais ou menos hostil, mais ou menos favorável. Tudo isso varia muito, mesmo que o nome da doença seja exatamente o mesmo. O que queremos dizer afinal é que uma doença não tem autonomia, não vive como entidade isolada e seu habitat pode ser confundido por tantos nomes quantos temos de habitantes no globo”, justifica.

O conceito da “medicina do sujeito” também é explorado na tese de doutorado que Rosenbaum defendeu recentemente na Faculdade de Medicina da USP, sob o título “Entre a arte e a ciência: fundamentos hermenêuticos da homeopatia como medicina do sujeito”. A homeopatia, de acordo com Rosenbaum, desenvolveu uma série de percepções relacionadas com o modo particular de adoecer e de se curar de cada um, que foram além do estudo da biomedicina (a forma com que hoje nos referimos à alopatia). Essa forma de tratamento – acrescenta – busca respeitar o tempo e a linguagem com que cada um relata a sua enfermidade. “Uma autêntica medicina baseada em narrativas”, ressalta o homeopata.

A homeopatia valoriza cada detalhe narrado pelo paciente para buscar o medicamento viável para cada caso. “Cada medicamento testado (experimentações ou provings) de acordo com a farmacopéia homeopática (que usa como base importante de sua farmácia ervas e plantas medicinais, mas também medicamentos de origem animal, mineral e sintéticos) registra várias destas sensações peculiares e que distinguem em vários experimentadores. Com isto obtemos efeitos muito favoráveis. Conseguimos com tais efeitos cuidar de pessoas e de suas doenças”, explica Paulo Rosenbaum. Um dos alicerces usados pela homeopatia, segundo o médico, é o princípio dos semelhantes, ou seja, deve se dar algo parecido com a doença ao que adoece para que o mesmo possa reagir. Segundo ele, as vacinas usam um pouco desse raciocínio.
Sobre o autor:

Paulo Rosenbaum é graduado em Medicina pela PUC-SP (1986), Mestre em Medicina Preventiva (1999) e Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2005). Atualmente é docente  titular e chefe do Departamento Científico do Instituto de Cultura Homeopática – Escola de Homeopatia, membro do grupo de Racionalidades Médicas (IMS-UERJ), consultor pedagógico do Instituto de Saúde Integral, editor da Revista Cultura Homeopática. Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: Homeopatia, Epistemologia, Vitalismo e Ciências da Saúde. Publicou 20 artigos em periódicos especializados e 6 trabalhos em anais de eventos (3 internacionais). Possui 13 capítulos de livros, 2 livros organizados e 5 livros publicados. Possui 1 produto tecnológico, 1 software e 2 processos ou técnicas. Publicou 2 trabalhos em anais de eventos da Argentina.

30/01/2006

Mais informações:
Serrano & Associados
Contato: Cacilda Luna
Tel.: (11) 3078-2356
E-mail:  cacilda.luna@serranoassociados.com.br

Fonte: http://extranet.ffm.br/saladeimprensa/releases26/316especialistadesmistificaahomeopatiaemlivro.ashx