Homeopatia combate dengue em SP

Homeopatia combate dengue em SP

Tratamento pioneiro está sendo utilizado em postos de saúde de Rio Preto.
Aplicação é feita em todas as 29 unidades de saúde da cidade.

Começou a ser aplicado, nesta quinta-feira (15), um tratamento com remédio homeopático para aliviar os sintomas da dengue nos postos de saúde de São José do Rio Preto (a 440 km de São Paulo). A iniciativa é inédita no Brasil.

A aplicação é feita em todas as 29 unidades de saúde da cidade. O medicamento, desenvolvido pelo Ambulatório de Homeopatia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), é uma associação de três substâncias.

Segundo o chefe do Ambulatório de Homeopatia da Famerp, Renan Marino, o remédio desenvolvido na cidade foi usado para controlar uma epidemia de dengue em Cuba no ano passado.

A ação esperada do medicamento é a redução da febre e dores pelo corpo nos pacientes que já contraíram a doença. Quem não pegou dengue também pode tomar o remédio para que a manifestação do vírus não seja tão intensa em caso de contaminação.

Foram gastos R$ 500 para produzir 50 frascos com gotas suficientes para atender 50 mil pacientes. Não há efeitos colaterais e nem contra-indicações.

O médico da Secretaria de Saúde de Rio Preto, Eduardo Lázaro, explica que o medicamento não é uma vacina. É preciso tomar apenas uma dose de duas gotas.

 

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL11637-5605,00.html