Palestras abordam homeopatia e biotecnologia

02/9/2010

Palestras abordam homeopatia e biotecnologia

Atividade reuniu acadêmicos dos cursos de Ciências Agrárias e Tecnologia em Agronegócio 
  • Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste
    Temas foram discutidos na noite desta quarta-feira (1) no Auditório Primavera, campus II
  • Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste
    José Luís Astolphi, coordenador do curso de Agronegócio entre os palestrantes Walter Rossi e Fernando Moraes

Cerca de 80 acadêmicos dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e superior de tecnologia em Agronegócio da Unoeste, participaram na noite desta quarta-feira (1), no Auditório Primavera, campus II, das palestras ‘Homeopatia Animal’ e ‘Biotecnologia na Agricultura’, ministradas respectivamente pelos profissionais da área, Fernando Vinícius Pires Moraes e Walter Luis Rossi. A atividade foi desenvolvida pelo curso de Agronegócio e teve por objetivo orientar os futuros profissionais sobre temas atuais do mercado.

Fernando, que atua no Departamento Técnico da empresa Arenales, apontou os benefícios da homeopatia na bovinocultura. “Este tipo de tratamento não apresenta efeitos colaterais, não causa dependência física ou psíquica e pode ser utilizada em casos agudos ou crônicos. Além disso, melhora a qualidade do esterco e consequentemente diminui os resíduos químicos”.

O veterinário explicou ainda que os animais podem receber o tratamento oralmente, através de ração, sal mineral ou água. “Ao contrário do que muitos pensam, os resultados são rápidos. A homeopatia, aprovada pelo Ministério Público, é uma ótima forma de cuidar dos bovinos a um preço acessível, sem agredir o meio ambiente e o próprio animal”.

Em seguida, Walter Rossi, engenheiro agrônomo da empresa Monsanto, de Presidente Prudente, falou sobre o avanço da Biotecnologia. “A cultura de transgênicos (transgenia) cresceu de forma significativa nos últimos anos, pois não necessita de agrotóxicos. Ela diminui a quantidade de embalagens utilizadas, o uso de tratores e combustível, trazendo diversos benefícios ao meio ambiente e também aumentando a lucratividade do produtor”.

O coordenador do curso de Agronegócio, José Luís Astolphi, ressaltou que a atividade integra os alunos em temas atuais. “É fundamental para a formação dos acadêmicos abordar estes assuntos, pois possibilita um embasamento diferenciado para a formação superior”.

Luan Augusto Bellini, do 1º termo de Agronomia, contou que “durante um curso de Gestão Ambiental que realizei, adquiri conhecimentos sobre os benefícios da homeopatia, porém esta palestra ofereceu ainda mais ferramentas sobre este assunto”.

 

Fonte: http://www.unoeste.br/site/noticias/2010/9/palestras-abordam-homeopatia-e-biotecnologia.htm