Compreendendo o impacto das diretrizes propostas pela PNPIC em serviços de homeopatia do SUS

Prezados Colegas Homeopatas e Amigos,

Encontra-se disponibilizada, no Catálogo Athena da UNESP, a Dissertação de Mestrado da colega homeopata Renata Lemonica intitulada Compreendendo o impacto das diretrizes propostas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em serviços de homeopatia do Sistema Único de Saúde”:

http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/11-12-2014/000797818.pdf

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que entrevistou médicos homeopatas coordenadores ou gestores de sete Serviços de Homeopatia da região Sudeste do Brasil, com o objetivo de compreender o impacto das diretrizes propostas pela PNPIC em Serviços de Homeopatia do SUS, que já caminhavam em seu processo de consolidação.

Enfatizando que “a PNPIC criou uma expectativa nos serviços de Homeopatia já instituídos em relação a financiamentos que não vieram a ocorrer”, a autora salienta que “as diretrizes homeopáticas contidas na PNPIC impactam ainda de modo limitado dentro dos Serviços de Homeopatia, sem garantir as condições adequadas dentro do SUS, para que estes Serviços se fortaleçam e garantam atendimento integral aos seus usuários. Este novo cenário ainda apresenta uma série de desafios para a concretização de todo potencial que as PICS podem trazer para a busca integral à saúde dentro do SUS, evidenciando que seus recursos ainda estão sendo subutilizados. Torna-se necessário encontrar meios de viabilizar e transformar em ações, toda capacidade transformadora contida na PNPIC”.

Recomendo a sua leitura a todos aqueles que queiram se inteirar da situação atual e real da Homeopatia no SUS.

Saudações homeopáticas,

Marcus Zulian Teixeira
www.homeozulian.med.br
www.novosmedicamentoshomeopaticos.com

 

http://www.bvshomeopatia.org.br/destaques/zulian74_draRenataLemonicaCompreendendoDiretrizesPNPICservicosHomeopatiaSUS.htm