Homeopathy – Biological therapies (immunomodulatory drugs), worsening of psoriasis and rebound effect: new evidence of similitude

Prezados Colegas Homeopatas e Amigos,

Acaba de ser publicado no periódico britânico Homeopathy o artigo intitulado “Biological therapies (immunomodulatory drugs), worsening of psoriasis and rebound effect: new evidence of similitude (em anexo e abaixo), ampliando com mais uma classe de drogas a fundamentação científica do princípio de cura homeopático perante a Farmacologia moderna:

http://www.homeopathyjournal.net/article/S1475-4916(16)30043-1/abstract

A psoríase é uma doença inflamatória autoimune modulada pela ação dos linfócitos Th1. Na fisiopatologia da doença, após o contato com um antígeno desconhecido, um subconjunto de linfócitos T se transforma em linfócitos T de memória CD4+ e CD8+. Essas células se proliferam e migram dos linfonodos para a pele, onde iniciam uma reação cutânea inflamatória e a produção de mediadores pró-inflamatórios (o número de células T infiltradas na pele está relacionado com a atividade da doença). Na última década, avanços no entendimento da patogenesia da psoríase, incluindo o papel das células T e das citocinas, foram cruciais para o desenvolvimento de terapias biológicas, através de drogas imunomoduladoras.

O termo ‘biológicas’ se refere a agentes sintetizados a partir de produtos do organismo vivo que modulam o sistema imune através de ações estimulatórias ou inibitórias, atuando em sítios específicos. Na psoríase, os agentes biológicos atuam inibindo seletivamente a ativação e a maturação das células apresentadoras de antígenos, bloqueando a secreção de citocinas e inibindo a ativação e a proliferação dos linfócitos T, sua migração para a pele, sua função efetora ou sua reativação. Apesar de seu perfil de segurança ser considerado mais favorável do que os agentes imunossupressores sistêmicos convencionais (sem causar imunossupressão generalizada), o entusiasmo inicial foi substituído por uma abordagem cautelosa com o aumento da experiência adquirida e a observação de eventos adversos. Geralmente, terapias biológicas para a psoríase podem ser classificadas em duas categorias principais: os agentes moduladores de células T (efalizumab e alefacept) e as drogas inibidoras do fator de necrose tumoral alfa ou TNFα (etanercept, infliximab e adalimumab).

Apesar dos efeitos primários benéficos desse tratamento enantiopático (antipático, contrário ou paliativo), ensaios clínicos experimentais e observacionais recentes evidenciaram uma agravação da atividade da doença após a suspensão dos referidos agentes imunomoduladores (“psoríase rebote”), com intensa exacerbação dos sinais e sintomas basais (aumento do tamanho ou piora da gravidade das lesões de pele; agravação das artrites; etc.) atingindo, em alguns casos (efalizumab), uma progressão fatal da doença (“síndrome inflamatória da reconstituição imune”), analogamente ao observado com o emprego do natalizumab no tratamento da esclerose múltipla.

Além de incrementar com outra classe de drogas o projeto de pesquisa que vimos desenvolvendo nos últimos 20 anos (“Fundamentação científica do princípio da similitude na farmacologia moderna: estudo sistemático do efeito rebote dos fármacos modernos“), também estamos sugerindo nesta revisão o emprego homeopático dos fármacos modernos (betabloqueadores, lítio, etc.) para tratar a psoríase segundo outro projeto de pesquisa correlato (“Novos medicamentos homeopáticos: uso dos fármacos modernos segundo o princípio da similitude“), em analogia ao emprego do estrogênio dinamizado para tratar a dor pélvica crônica associada à endometriose, ensaio clínico randomizado, duplo-cego e placebo-controlado recentemente concluído e que demonstrou resultados bastante satisfatórios.

Ambos os projetos de pesquisa estão completamente disponibilizados desde 2010 numa plataforma bilíngue (Português e Inglês) de livre acesso (http://www.newhomeopathicmedicines.com), permitindo que todos os interessados tenham conhecimento e façam uso das referidas propostas.

Atenciosamente,

Marcus Zulian Teixeira
www.homeozulian.med.br