Dossiê Especial – Evidências Científicas em Homeopatia – Indexação dos artigos no Portal Regional BVS

Dossiê Especial “Evidências Científicas em Homeopatia” (Revista de Homeopatia, APH) – Indexação dos artigos no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/BIREME/OPAS/OMS) 

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foi estabelecida em 1998 como modelo, estratégia e plataforma operacional de cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para gestão da informação e conhecimento em saúde na Região da América Latina e do Caribe (AL&C).

A BVS é uma Rede de Redes construída coletivamente e coordenada pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS). É desenvolvida, por princípio, de modo descentralizado, por meio de instâncias nacionais (BVS Argentina, BVS Brasil etc.) e redes temáticas de instituições relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços (BVS Enfermagem, BVS Ministério da Saúde, BVS Homeopatia etc.).

Por sua vez, o Portal Regional da BVS é o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na AL&C. É desenvolvido e operado pela BIREME em 3 idiomas (inglês, português e espanhol). A Coleção do Portal de Busca da BVS está composta de bases de dados bibliográficos produzidas pela Rede BVS, como LILACS, além da base de dados MEDLINE e outros tipos de fontes de informação tais como recursos educacionais abertos, sites de internet e eventos científicos.

Dentre essas fontes de informação, a HomeoIndex é uma base de dados brasileira da literatura técnico-científica nacional e internacional especializada na área da Medicina Homeopática. Sua operação, manutenção e atualização são coordenadas pela Biblioteca Artur de Almeida Rezende Filho da Associação Paulista de Homeopatia (APH, São Paulo, Brasil). Utilizando a metodologia LILACS, indexa artigos publicados nas principais revistas homeopáticas de todo o mundo, estando disponibilizada através da Biblioteca Virtual em Saúde de Homeopatia (BVS Homeopatia).

Com grata satisfação, informamos que todos os artigos das 3 edições independentes do “Dossiê Especial “Evidências Científicas em Homeopatia” (edição online em Português; edição online em Inglês; edição impressa em Português), elaboradas pela Câmara Técnica de Homeopatia do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP, São Paulo) e publicadas na Revista de Homeopatia (APH), acabam de ser indexados e disponibilizados com seus “Textos Completos” na Base de Dados HomeoIndex e no Portal Regional da BVS, ampliando a divulgação e o acesso a profissionais da saúde de todos os continentes e países:

Prezados Colegas e Amigos,
Aproveito o ensejo para desejar-lhes Boas Festas e um Ótimo 2018.
Abraços,

Marcus Zulian Teixeira
www.homeozulian.med.br