Conforme informe sobre a COVID-19 da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) publicado recentemente, a mensagem sobre as vacinas é de otimismo. Várias delas estão em fase 3 de pesquisa clínica (a última fase para serem aprovadas) e algumas já receberam autorização de uso emergencial em alguns países desde o início de dezembro/2020. No Brasil, elas poderão ser utilizadas somente após a aprovação da ANVISA.
A vacinação no Brasil também dependerá da logística, que inclui transporte das vacinas adequadamente refrigeradas, conforme cada uma delas exige, bem como a compra e distribuição pelo Ministério da Saúde. Enfim, é fundamental que tenhamos vacinas eficazes e seguras no Brasil nos próximos meses.
A Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), que representa a classe médica homeopática brasileira, juntamente às suas federadas, compactua desse posicionamento, lembrando que é totalmente favorável à aplicação de todas as medidas de prevenção (incluindo a vacina) e de tratamento reconhecidos pela ciência e aprovados pelos órgãos legisladores de saúde contra a COVID-19.
Para maiores informações segue o link AMHB