Um pouco sobre a Homeopatia

A Homeopatia é um sistema médico complexo e holístico, fundamentado no princípio vitalista e na lei dos semelhantes, enunciada por Hipócrates no século IV a.C. Segundo esse princípio, para tratar um indivíduo doente, é necessário utilizar um medicamento que, ao ser experimentado em uma pessoa saudável, produza sintomas semelhantes aos apresentados pelo doente. Esse princípio guarda semelhanças com o conceito por trás das vacinas.

Samuel Hahnemann desenvolveu a homeopatia no século XVIII, após estudos e reflexões baseados em observações clínicas e experimentos da época. Ele sistematizou os princípios filosóficos e doutrinários da homeopatia em suas obras “Organon da Arte de Curar” e “Doenças Crônicas”.

A homeopatia se expandiu consideravelmente pelo mundo, estando atualmente firmemente estabelecida em diversos países da Europa, Américas e Ásia.

No Brasil, a Homeopatia foi introduzida por Benoit Mure em 1840, tornando-se uma nova opção de tratamento. A homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980.

A principal característica da homeopatia é a atenta escuta do paciente durante longas consultas, com anamneses detalhadas, além de um olhar mais amplo para a pessoa em sua totalidade. Os medicamentos homeopáticos utilizados são feitos a partir de extratos de origem animal, mineral e vegetal, altamente diluídos.

Diferentemente da alopatia, que muitas vezes se concentra apenas nos sintomas, o tratamento homeopático busca estimular o próprio organismo do paciente a iniciar o processo de autocura. Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de diluições em álcool e água (tinturas) para minimizar os efeitos colaterais.

Essas diluições extremamente altas permitem que o remédio seja tomado em pequenas doses, mas com maior frequência e durante um período mais longo do que os medicamentos alopáticos – daí a expressão “em doses homeopáticas”.

Hoje em dia, a homeopatia é vista como uma prática complementar à medicina convencional, sendo parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde no Brasil desde 2006, sendo oferecida gratuitamente em unidades da rede pública.

Sua implementação no Sistema Único de Saúde (SUS) contribui para a construção de um modelo de atenção centrado na saúde, levando em consideração aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais do paciente. Além disso, fortalece a relação médico-paciente, estimulando o autocuidado e a autonomia do indivíduo.

A homeopatia também se mostra eficaz em diversas situações clínicas, incluindo doenças crônicas, doenças respiratórias e alérgicas, e transtornos psicossomáticos, contribuindo para a redução da necessidade de intervenções hospitalares e emergenciais, e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Dia 21 de Novembro, O Dia Nacional da Homeopatia é uma data para homenagear a introdução dessa técnica holística no Brasil e para disseminar informações sobre os benefícios desse tipo de tratamento.

Mais sobre a Homeopatia acesse a Homeopathy Research Institute


Sobre a Homeopathy Research Institute

HRI é uma instituição de caridade com sede no Reino Unido dedicada a promover pesquisas de alta qualidade em homeopatia em nível internacional. A instituição de caridade foi fundada pelo físico Dr. Alexander Tournier, que anteriormente trabalhou como pesquisador independente para a Cancer Research UK, conduzindo pesquisas interdisciplinares nas fronteiras entre matemática, física e biologia.

Fonte: BVS , FAVC e HRI