Carta aberta ás Federadas sobre a Biblioteca Virtual em Saúde Homeopatia Dr Matheus Marim (BVS-Homeopatia)

A BVS Homeopatia existe há mais de 20 anos, sendo mantida pela BIREME, que é um órgão da OPAS e OMS.
Esta BVS é o portal de divulgação e de reconhecimento da Homeopatia dentro do universo médico, odontológico, veterinário e farmacêutico de toda a América Latina. A BVS é de acesso gratuito, oferecendo informações validadas e confiáveis sobre a Homeopatia, disponibilizando para consulta a maior base de dados da área, a base Homeoindex, exclusiva da Homeopatia, com mais de 13.000 registros indexados. A base Homeoindex é também responsável por compartilhar parte de seus registros de Homeopatia com várias outras bases de dados internacionais.
Para podermos manter este patrimônio brasileiro ativo, precisamos da união da classe homeopática, pois a rede das BVSs, que são mais de 60, estará no biênio 2024/2025 sendo revista dentro da BIREME. As BVSs que forem menos ativas e menos acessadas podem ser descontinuadas.
Estamos agora com uma equipe de trabalho, montando várias estratégias, visando a modernização e divulgação da BVS Homeopatia.
Para estas ações terem sucesso, pedimos que cada homeopata nos auxilie na concretização destes esforços.
Alguns pontos que estão sendo trabalhados:
● Aumentar a rede de instituições cooperantes ou colaboradoras existentes, agregando na BVS estas instituições, brasileiras e de outros países.
● Aumentar a frequência de atualização da base de dados Homeoindex, através do recebimento de trabalhos e estudos.
● Manutenção da periodicidade e do número de revistas homeopáticas indexadas nas bases de dados.
● Contribuição das associações, das federadas e instituições cooperantes para com a BVS, nos enviando notícias de eventos, cursos, lives, aulas, etc, para serem divulgadas.
● Aumentar o número de acessos, consultas e interações na BVS e na base Homeoindex. Cada um dos homeopatas pode oferecer ajuda desta maneira, dando o seu “click” com frequência na BVS para conferir notícias ou pesquisar conhecimentos.
● Disponibilização de informações e notícias dirigidas ao público leigo, em espaço a ser criado na página, seguindo a nova estratégia da OPAS/BIREME “Informação para Ação”.
● Manter uma divulgação permanente da BVS em todos os cursos, eventos, postagens na mídia, congressos, palestras, etc.
● Revisão do sistema de governança da BVS e de seu comitê consultivo.
● Atualização das bases de dados e do site para as novas plataformas da BIREME
Este é o momento de tomarmos ações rápidas, concretas e contínuas, trabalhando nestas metas e unindo esforços, se quisermos que a BVS Homeopatia Dr. Matheus Marim permaneça viva como um patrimônio da Homeopatia brasileira.

Link da BVS:

https://homeopatia.bvs.br/


Ana Amélia Campos Claro Olandim
Presidente AMHB