Tratamiento Homeopático y Prevención de la Covid-19: Protocolo de Investigación Clínica para Evaluar la Eficacia y la Seguridad de la Medicina del Genio Epidémico

Importante: publicado originalmente como: Teixeira MZ. Tratamento homeopático e prevenção da COVID-19: protocolo de pesquisa clínica para avaliar a eficácia e a segurança do medicamento do gênio epidêmico. Revista de Homeopatia. Dic 2022; 84(3-4): 79-107. Traducción: Juan Fernando González G.

Além de sua reconhecida aplicação em doenças crônicas, a Homeopatia individualizada também pode atuar de forma resolutiva ou complementar em casos agudos, inclusive doenças epidêmicas. Porém, para atingir esse objetivo apresenta uma metodologia semiológica e terapêutica específica que deve ser seguida e respeitada, correndo o risco de não proporcionar a eficácia e segurança desejadas.

No caso de doenças epidêmicas, que pela virulência de seus agentes provocam um quadro sintomatológico comum na maioria dos indivíduos suscetíveis, o medicamento homeopático individualizado (medicamento homeopático do gênio epidêmico) deve apresentar semelhança com o conjunto de sinais e sintomas característicos do pacientes afetados em diferentes estágios de cada surto epidêmico.

Estudos demonstram a eficácia e segurança desta prática terapêutica e/ou profilática em diversas epidemias passadas. Portanto, após estudar possíveis medicamentos homeopáticos individualizados com base na genialidade epidêmica de cada epidemia, sua aplicação terapêutica e/ou profilática em larga escala deve ser apoiada por ensaios clínicos prévios que demonstrem sua eficácia e segurança, em consonância com a ética e a bioética da pesquisa com seres humanos.

Cumprindo essas premissas de boas práticas clínicas, desenvolvemos em março de 2020 este protocolo de pesquisa para verificar, em ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, a eficácia e segurança de possíveis medicamentos homeopáticos individualizados para a epidemia de Covid-19. Se a eficácia e a segurança forem confirmadas, e somente sob esta condição, o medicamento poderá ser utilizado ampla e coletivamente no tratamento e prevenção da atual epidemia.

Com esse objetivo, encaminhamos este projeto a médicos, investigadores e gestores de diversos hospitais públicos e privados, solicitando a oportunidade de aplicação desta proposta a pacientes internados em enfermarias e/ou centros de cuidados intensivos destinados ao tratamento da covid-19.

link do artigo:

https://homeopatiamex.similia.com.mx/index.php/Revista/article/view/364