Prezados Colegas e Amigos,
Finalmente, após pedido de investigação pelo Senado Australiano, o National Health & Medical Research Council (NHMRC) assumiu, recentemente, que eles não seguiram padrões ou protocolos científicos reconhecidos na revisão que realizaram sobre as evidências científicas em homeopatia publicada em 2015, a qual, à época, concluiu não existirem evidências que respaldassem o método homeopático de tratamento das doenças:
Science fact or fiction? Senate exposes NHMRC did not use accepted scientific methods
Vale ressaltar que essa revisão enviesada foi utilizada para justificar a remoção do reembolso do Seguro-Saúde para essa terapia. Na Suíça, em 2005, observamos o mesmo com a metanálise publicada no The Lancet. Idem na Inglaterra, em 2010, com o Relatório do Parlamento Inglês, também criticado em diversas publicações.
Análises críticas sobre essas três revisões tendenciosas e contrárias à Homeopatia estão disponibilizadas, conjuntamente, numa mesma página do website do Homeopathy Research Institute.
Desde à época, até hoje, vemos a mídia e os céticos citando essas revisões como prova inconteste da ineficácia da Homeopatia (The Guardian1, The Guardian2 e The Guardian3), apesar das falhas metodológicas na realização das mesmas serem sempre amplamente evidenciadas a posteriori.
Agora, vamos ver se a mídia dá a mesma importância à investigação recente do Senado Australiano, que deu quando anunciou os resultados da referida revisão.
Abraços,
Marcus Zulian Teixeira
www.homeozulian.med.br