Criterios de Selección de Documentos – Base de Datos HOMEOINDEX

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE DOCUMENTOS PARA A BASE DE DADOS HOMEOINDEX

Introdução:

HOMEOINDEX é uma base de dados que reúne a literatura técnico-científica nacional e internacional especializada na área da Medicina Homeopática.

O conteúdo dos  documentos ingressados na base devem ser preferencialmente pesquisas básicas ou aplicadas, conduzidas com o rigor do método científico e documentos técnicos levando em consideração a qualidade do conteúdo e a importância do conteúdo.

A operação, manutenção e atualização desta base de dados é coordenada pela Biblioteca Artur de Almeida Rezende Filho (APH-Associação Paulista de Homeopatia), utilizando a metodologia LILACS.  Ressalta-se que, em caso de consulta para avaliar e aprovar o conteúdo do material/documento a ser registrado ou mesmo dos materiais/documentos já registrados a serem mantidos ou retirados da Base de Dados HOMEOINDEX, a Biblioteca da APH conta com o apoio de Equipe de Médicos Homeopatas da AMHB – Associação Médica Homeopática Brasileira e também da APH – Associação Paulista de Homeopatia.

Para indexar os documentos de homeopatia na Base de Dados HOMEOINDEX  é utilizado o vocabulário controlado – DeCS – Descritores em Ciências da Saúde.

– Acesso à Base de Dados HOMEOINDEX:
BVS Homeopatia – Biblioteca Virtual em Saúde de Homeopatia.


Critérios de seleção de documentos:

  1. Cobertura
    A Base de Dados HOMEOINDEX, reúne documentos convencionais e não convencionais da área de Homeopatia. O que determina a inclusão ou exclusão de um documento na Base de Dados HOMEOINDEX   é   o   conteúdo  científico, a qualidade  e  importância do documento, independente da forma física em que se apresente. Na condução do trabalho de avaliação e aprovação de documentos para a base, contamos com Equipe de Médicos Homeopatas da  AMHB e APH. De qualquer forma essa equipe exime-se de responsabilidade quanto aos mesmos, uma vez que seu desejo é demonstrar como o “Princípio da Similitude” mobiliza o pensar das pessoas, daí o termo não convencional.
  1. Cobertura Temática
    Abrange toda área da medicina homeopática (médica, odontológica, veterinária, farmácia).  Para ingressar os documentos e posterior recuperação na Base de Dados HOMEOINDEX é utilizado o vocabulário controlado DeCS – Descritores em Ciências da Saúde.
  1. Cobertura Cronológica
    Não há restrição cronológica para ingressar documentos na Base de Dados HOMEOINDEX.
  1. Cobertura Geográfica
    Para ingressar documentos na Base de Dados HOMEOINDEX não há restrição ou limite de área geográfica.
  1. Cobertura Idiomática
    Serão aceitos documentos em qualquer idioma, desde que estejam relacionados à área da Medicina Homeopática, sempre considerando os requisitos de qualidade do conteúdo bem como a sua importância.
  1. Tipo de Literatura
    Para inclusão na Base de Dados HOMEOINDEX, serão aceitos documentos de qualquer natureza;  livros,  artigos de periódicos,  monografias,  dissertações,  teses,        trabalhos apresentados em eventos (congresso, seminários, palestras), manuais/guias, documentos em texto completo, vídeos, entrevistas (vídeo / áudio),   tanto na versão impressa como na eletrônica, sempre considerando os requisitos de qualidade do conteúdo bem como a importância do conteúdo.

REFERÊNCIAS:
BIREME / OPAS / OMS. Guia de seleção de documentos para a base de dados LILACS. São Paulo, 2008. Disponível em: metodologia.lilacs.bvsalud.org/download/P/LILACS-1-GuiaSelecao-pt.pdf. ( http://metodologia.lilacs.bvsalud.org/download/P/LILACS-1-GuiaSelecao-pt.pdf ) Acesso em 28/05/2012

BIREME.  Coleção do Portal da BVS. http://wiki.bireme.org/pt/index.php/Cole%C3%A7%C3%A3o_do_Portal_da_BVS